Ensino Fundamental II – INSP Max

Ensino Fundamental II

 

Do 6º ao 9º ano

Através de uma proposta pedagógica ética, o INSPMAX oferece uma base curricular sólida que desenvolve no estudantes competências e habilidades de aprendizagem por meio de projetos e atividades que engajam e motivam os estudantes em todo o processo. A formação cultural, afetiva e espiritual e o enriquecimento da imaginação são algumas das habilidades promotoras do desenvolvimento integral dos alunos do Ensino Fundamental II.

Modernos e multidisciplinares, os projetos pedagógicos deste segmento compõem o Programa “A Grande Conquista”, que fundamenta o diferencial educacional do INSP. Essas são as propostas para o Ensino Fundamental II.

Conexões Transformadoras

A escola da atualidade deve conectar-se com uma Educação transformadora para contribuir na formação de jovens ativos no processo de ensino, ou seja, protagonistas. Sim, que saibam empreender e trilhar caminhos com mais assertividade, responsabilidade colaborativa, senso de cuidado e saúde com o todo, por meio de práticas e ferramentas didáticas que promovam aprendizagens individuais e coletivas, trazendo , especialmente, sentido para os estudantes. Nesse sentido, a escola torna-se acolhedora  na compreensão do pensamento dos jovens estudantes e, atuando de maneira responsável para auxiliar a equipe pedagógica a traduzir seus comportamentos. Nossos projetos e materiais didáticos dialogam com o  “Jeito Piedade de Educar” e se conectam com as novidades deste tempo e do futuro pelas mãos de professores especialistas.

Saberes Max

A interdisciplinaridade é um importante conceito destacado pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental anos finais. Na constituição do currículo atual, as escolas devem considerar o exercício dialógico entre as áreas de conhecimento para a constituição de novos saberes. Nesse sentido, funciona como uma ponte para que os estudantes compreendam melhor os conteúdos dados pelas diversas disciplinas que se cruzam no campo das aprendizagens.
Diante desta realidade, compreende-se o benefício desta prática por permitir conectar os Projetos e atividades existentes neste segmento, para estabelecer pontes de conhecimentos e possibilitar maior capacidade crítica e senso de consciência de responsabilidade. Nesse sentido, promove maior enriquecimento da visão de mundo dos alunos, pois é capaz de questionar as informações, apurar sua veracidade e aceitar que pode existir mais de uma resposta para uma mesma pergunta.
Objetiva-se com a criação do SABERES MAX, ampliar a participação em Olimpíadas, concursos, torneios e demais ferramentas de avaliação, nacional e internacional, de desempenho de estudantes, além de promover aprofundamento dos saberes obtidos em sala de aula.
O Projeto SABERES MAX é constituído pelos seguintes subprojetos:

ASTROMAX

Despertar o interesse pelo estudo da ciência astronômica e divulgar as disciplinas Ciências, Física e Geografia para estudantes do Ensino Fundamental II.

  • Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astrofísica – (OBA)
  • Olimpíadas Nacional de Ciências – ONC
  • Lista de Exercícios (atividades suplementares)
  • Expedições Pedagógicas e Culturais 

Matemax

Despertar o interesse pelo raciocínio lógico e matemático através das atividades:

  • Canguru Internacional de Matemática
  • Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP
  • Matemática Sem Fronteira
  • Programa Teen de estudos: Medicina e Engenharias
  • Lista de Exercícios (atividades suplementares)
  • Semana da Matemática
  • Expedições Pedagógicas e Culturais

    INSP Humanas

    Proporcionar ambiente favorável ao saber por meio de aprendizagens significativas e de saberes colaborativos e prazerosos, para aprofundar, inclusive, os saberes e aprendizados dados em sala de aula. Nesse sentido, pretende-se com o ensino de História cunhar mais uma ferramenta eficaz de transformação social e a serviço de maior compreensão sobre as experiências humanas e as sociedades em que se vive.

    • Olimpíada Nacional  de História – ONC
    • Aulas externas e Expedições Pedagógicas e culturais.

        Entrelinhas

        O Projeto de Redação ENTRELINHAS tem como objetivo auxiliar o aluno a escrever com fluência e argumentar de forma crítica sobre textos e assuntos variados, usando a linguagem de maneira adequada a seus destinatários, adaptando-se a diferentes registros, de forma coerente.
        Visa pontuar que língua e linguagem estão em toda parte: nas conversas do dia a dia, nos ambientes de trabalho, nos programas de televisão, nos cartazes das ruas, nos jornais, na Internet, nas repartições públicas, nos hospitais, etc. Dominar essa linguagem é fundamental para que possamos atuar como cidadãos, utilizando a escuta, a fala, a leitura e a escrita para interagir em todas as circunstâncias, desde as mais familiares até as mais formais.
        A redação é uma avaliação de competências, a fim de avaliar o desempenho do aluno como produtor de um texto no qual ele demonstre a capacidade de reflexão sobre o tema proposto. O modo como é elaborada a proposta de produção textual, envolvendo diferentes textos que tratam de temas atuais, em diferentes linguagens e sob uma ótica também diversa, resulta em uma avaliação de conhecimentos de diferentes áreas.

        TEEN MAKER

             Projeto que tem o objetivo de estimular a capacidade de criatividade e soluções de problemas diários por meio das diversas expressões da arte. Com olhar especial à habilidade artística do aprendente, contribui na constituição do Projeto de Vida e, consequentemente, à felicidade. A partir da metodologia de Laboratório de Práticas, os estudantes constroem e vivenciam uma riqueza de produções trazendo novos sentidos e significados para suas vidas.

        • Formação continuada                                   
        • Teatro musical
        • CineMax
        • Dublagem
        • Ficheiros multimídia 
        • Gravação de Podcast
        • Exposições e galerias de expressões da arte
        • Mostras
        • Expedições Pedagógicas e Cultura
        • Exposições e galerias de expressões da arte

        Pier

        O Projeto Impacto e Escolhas em Rede, Projeto de Vida do INSP, visa enriquecer a proposta pedagógica da escola com ênfase no desenvolvimento das competências socioemocionais e alfabetização emocional, dentro de um ambiente acolhedor, integrado e favorável.

        Esse projeto tem como objetivo identificar as emoções e os sentimentos dos estudantes para potencializar o autoconhecimento e promover o engajamento deles no Projeto de Vida com base em valores éticos na construção de juventudes protagonistas que valorizam a equidade social.

        Viva Max

        Objetivo de promoção da saúde integral do estudo por meio dos subprojetos, atividades e programas de formação. Objetiva também o aprofundamento e ampliação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. A transdisciplinaridade é o caminho para a constituição de novos saberes e novas aprendizagens.
        Fazem parte do Projeto VIVA MAX:

        INSP ATLETA

        Oportunizar o acesso à prática esportiva e à formação humana de nossos alunos.

        • Aulas externas
        • Running MAX
        • OLINSP
        • Olimpíadas da CIANSP

        Psi MAX

        Com objetivo de promover o bem-estar de toda comunidade escolar, através da acolhida e escuta positiva, o Psi MAX busca estimular o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. Os jovens nessa fase, transitam à abstração e por importantes transformações. Desse modo, visa especialmente compreender a gênese das dificuldades para criar estratégias colaborativas para superar os problemas detectados.

        Steam Max

        A educação STEAM é um movimento que propõe um ensino baseado em quatro disciplinas específicas (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), integradas em uma abordagem interdisciplinar inovadora. … S de science (ciência): nesse caso, refere-se principalmente às ciências naturais (biologia, física e química). Na prática, o STEAM funciona em forma de oficinas criativas para que os alunos, reunidos em grupos, possam resolver algum desafio de maneira prática

        INVESTIGA MAX – Pesquisa, Conservação e Cultura Maker.

        A pesquisa em sala de aula pode se tornar uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Nesse sentido, ao orientar o estudante na utilização de métodos científicos para o estudo e para a investigação leva-a à reflexão sobre problemas da vida e a investigá-los pelo método da observação.
        Nessa mesma linha, o conceito de Conservação da biodiversidade é um campo de estudo que envolve a participação de cientistas, políticos, defensores da preservação ambiental e proprietários de terras.
        Fazem parte do Projeto INVESTIGA MAX, os seguintes subprojetos:  

        Benigna MAX

        A Vida da Irmã Benigna Victima de Jesus é exemplo a ser aprendido e seguido pelos estudantes da nossa escola. Por meio da caridade e da fé, a exemplo de Jesus Cristo, contribuiu para dignificar pessoas.
        A cultura da solidariedade e do Diálogo é um importante valor a ser ensinado aos estudantes. Também compõem temas fundamentais para a formação humana e social, especialmente porque o exercício da cidadania com responsabilidade é uma competência da Base Nacional Comum Curricular.
        Desse modo, o INSPMAX objetiva oportunizar aos alunos o exercício dos valores cristãos e éticos voluntário dentro e fora da escola a partir do desenvolvimento e realização de ações voluntárias a serem propostas e coordenadas pela Pastoral Escolar e desenvolvida pelos professores de Ensino Religioso com suas turmas

        INSP News

        Investigação e produção científica acerca de temáticas da Língua Inglesa com produção de podcast no estúdio de gravação