Estudantes do INSP Max participam de experiência medieval

06.04.2018

 

 

Em tempos de séries de televisão como Game of Thrones e da novela "Deus Salve o Rei", a curiosidade dos estudantes diante das histórias e hábitos da Idade Média tem se tornado cada vez maior. Por fazer parte do conteúdo aplicado às turmas de 6º e 7º ano, o período, datado entre os anos de 476 a 1453, exige habilidade de compreender as relações entre suseranos, vassalos e do clero e sua importância histórica. 

 

Pensando nisso, os alunos participaram de uma experiência cultural sobre Jogos Medievais entre os dias 4 e 5 de abril. Divididos em grupos denominados como dinastias, eles praticaram a habilidade de dar nós para desenvolverem o estandarte que cada grupo carregaria durante todas as atividades. As toras de madeira, usadas na Idade Média para aquecer lareiras e preparar comidas, também eram utilizadas para diversão. Durante a competição de arremesso, as equipes deveriam somar pontos durante os lançamentos realizados. O mesmo aconteceu com o lançamento de cocos que, diferentemente das toras, deveriam ser lançados de costas, a fim de ter mais impulso. 

 

Mas a maior surpresa ficou para a hora das refeições. Logo no almoço, os estudantes descobriram que talheres não eram utilizados nas refeições medievais, então eles teriam que comer com as mãos. Animados, alguns exclamavam: "É mais fácil comer assim, só pensar que estamos comendo hambúrguer". 

 

Segundo o coordenador do INSP Max, Everson Sofiste, a atividade proporcionou uma experiência divertida que ajuda a ampliar a capacidade de compreender a matéria ensinada em sala de aula. "O complexo hoteleiro, as vestimentas, refeições e jogos da Idade Média, serviram como estratégias didático-pedagógicas para que os alunos compreendessem o seu próprio tempo", afirmou Everson que exemplificou o hábito de ir à igreja para estar em contato com o Sagrado. "Na época, as igrejas eram pontos de encontro e de fé, assim como atualmente", completou. 

 

A expedição cultural faz parte do programa "A Grande Conquista" que norteia, de forma continuada, o fazer pedagógico da Educação Infantil ao Ensino Médio.

 

Veja o álbum completo clicando aqui. 

Please reload

MEUS POSTS DESTACADOS

Evoluiu! Estudantes rumo ao Ensino Médio!

23.12.2019

1/10
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

ESCREVA PARA NÓS

Rua Fernando Osório, 24 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22230-040

Tel.: (21) 2552-3398 / 2552-3348