Estudantes celebram a Páscoa Judaico-Cristã


Você sabia que a Santa Ceia foi realizada segundo um antigo rito judaico? No Instituto Nossa Senhora da Piedade a celebração judaico-cristã tem o significado de apresentar aos estudantes as diferenças e a transição entre a antiga e a nova Páscoa.


Durante o mês de abril, os estudantes do INSP Júnior, INSP Max e do INSP Vest, participaram dos momentos de acender as velas, simbolizando a alegria e a vida que a luz traz para o ambiente. Em seguida, todos conheceram a importância de abençoar os alimentos antes das refeições. "É o momento de alegria e oração daqueles que se reúnem em nome de Deus", explica a coordenadora da Pastoral Escolar, Tâmer Fonseca.


Como símbolo de união, nas cerimônias da antiga Páscoa, o suco de uva, simbolizando o vinho, foi servido quatro vezes em um único jarro. A primeira vez, chamada de Cálice da Santificação, acontecia antes de lavar as mãos, e simbolizava a purificação do interior daqueles que participavam do momento. Ainda no primeiro momento, havia a degustação de uma erva amarga, que servia para relembrar os sofrimentos que a escravidão do povo judeu passou.


O segundo copo, chamado de Cálice da Redenção, era seguido pela degustação do pão ázimo, que devia ser consumido durante oito dias para comemorar a primeira Páscoa, em lembrança da saída do Egito. Além disso, a distribuição dos pães também simbolizava a partilha do pão que Jesus fez com seus discípulos, como um pedaço de si para a remissão dos pecados.


Veja todas as fotos clicando aqui.


MEUS POSTS DESTACADOS