Da horta ao mercado: estudantes descobrem o caminho dos alimentos saudáveis


Um dos princípios para adotar o estilo de alimentação mais saudável é conhecer a procedência dos alimentos. Em busca desse conhecimento, os estudantes da Pré-escola I participaram de uma visita ao mercado Hortifruti, onde puderam aprender sobre os alimentos que consomem em casa e quanto custa cada um deles.



Com cinco reais em cada carteira e usando uma bolsa reciclável, os pequenos sentiram cheiros, tocaram texturas de frutas, verduras e legumes. Em seguida, pagaram os produtos que escolheram que foram usados em dois pratos diferentes: uma salada de frutas e uma sopa de batatas. Em seguida, as perguntas que surgiram nas salas de aula poderiam ser resumidas em "mas as comidas nascem no mercado?"


Como resposta, a equipe pedagógica do INSP Kids promoveu o plantio de uma mini horta, a qual os próprios estudantes escolheram e envasaram as mudas de beterraba, alface, espinafre e tantas outras verduras que fazem parte do cotidiano alimentar em casa e que foram observadas na visita ao mercado.


Alimentar-se bem é um ato de amor consigo, pois é um benefício à saúde física e mental. E a educação com amor faz parte de um dos eixos que compõem o programa "A Grande Conquista", que norteia o fazer pedagógico nos colégios que compõem a Rede Piedade de Educação.