INSP Vest participa de uma "viagem" pela cultura indígena

Quais são suas raízes? Qual a história do povo Brasileiro? Os conceitos de identidade cultural e étnica são fatores importantíssimos para a formação do individuo na sociedade. Com base nisso e buscando aprofundar as discussões realizadas em sala de aula acerca do tema, os estudantes do INSP Vest, o Ensino Médio do INSP, visitaram a Aldeia Maracanã e participaram de palestras e oficinas nas quais debateram e aprenderam mais sobre os povos indígenas e sua cultura.

O Indígena José Urutau Guajajara, responsável pela aldeia, reuniu os alunos em roda e incitou algumas reflexões acerca de suas raízes culturais "A cultura indígena é preciosa, precisamos mante-la viva. Saber a história da nossa ancestralidade é importante para nos formarmos como individuo e conhecermos a origem de nossos povos" Explicou Urutal.

Em um segundo momento os estudantes fizeram uma visita guiada por Urutal a todos os cantos da

aldeia, conheceram famílias, a história do prédio onde funcionava o Museu do Índio e tiveram uma conversa com um dos caciques mais antigos da aldeia, que contou histórias de seus ancestrais e como era a vida indígena antes mesmo da vinda dos portugueses ao Brasil.

Ao final da visita, os estudantes se aproximaram mais da cultura comprando artesanatos e participando da oficina de pintura corporal. Para Fernando Coutinho, aluno da 2ª Série do INSP Vest, a visita foi totalmente enriquecedora.

"Abriu a minha mente quanto a preservação dessa cultura, é a nossa raiz, a nossa história, precisamos mantê-la viva. Após a visita eu pesquisei mais a fundo sobre tudo que foi falado pelo Guajajara, realmente foi uma experiência muito enriquecedora" concluiu Fernando, que teve seu rosto pintado por Urutal, na oficina de pintura corporal.

A visita tem relação direta com o tema Identidades, norteador das atividades pedagógicas do INSP no ano de 2019 e faz parte do ensino diferenciado, presente no Jeito Piedade de Educar.

Confira mais fotos, clicando aqui

MEUS POSTS DESTACADOS

MEUS POSTS RECENTES

ESCREVA PARA NÓS

Rua Fernando Osório, 24 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22230-040

Tel.: (21) 2552-3398 / 2552-3348