Estudantes compreendem e constroem sua identidade

09.01.2020

Identidade é o conjunto de características que distinguem uma pessoa das outras. Por ser uma questão tão ampla, rica e complexa, foi escolhida como tema norteador do fazer pedagógico neste ano letivo. Atividades interdisciplinares conduzem os estudantes na construção de suas identidades.

 

É por meio da memória que a identidade de cada indivíduo é construída, com base nas experiências compartilhadas no convívio social. Foi o caso do estudante Pedro Costa, do 4º ano do INSP Júnior.

“Sempre que eu ia para casa da minha avó, comia pera. Ela sempre cortava para mim. Hoje em dia, adoro pera porque lembro da minha avó”, compartilhou ele em uma atividade do PLINSP, o Projeto de Leitura do INSP. “A troca de experiências foi fundamental para os estudantes perceberam como é construída a identidade e a importância da memória afetiva nesse processo”, explica a professora Renata Severo.

 

No 5º ano, o desafio para os estudantes foi  se desenhar com a ajuda de um espelho, trabalhando exatamente o conceito de identidade proposto.

 

Já no INSP Vest, o POP, Projeto de Orientação Profissional, abordou o assunto estimulando os estudantes a projetar seu futuro. A partir do questionamento “O que você quer ser quando crescer?”, os alunos compreenderam que a escolha da profissão não representa um único momento de suas vidas, mas um processo gradual de desenvolvimento e amadurecimento. 

 

O tema inspira, ainda, no INSP Júnior, Ensino Fundamental 1, as produções textuais para jornada literária, um dos projetos de fomento à leitura e à escrita do educandário, estão sendo reunidas em um livro que será lançado no final do ano.

 

Please reload

MEUS POSTS DESTACADOS

Evoluiu! Estudantes rumo ao Ensino Médio!

23.12.2019

1/10
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

ESCREVA PARA NÓS

Rua Fernando Osório, 24 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22230-040

Tel.: (21) 2552-3398 / 2552-3348