INSP Flamengo promove live sobre espiritualidade e autoconhecimento na quarentena.

13.05.2020

 

 

A professora e coordenadora da Pastoral Escolar, Tatiana Valadão realizou uma roda de conversa com a família INSP sobre espiritualidade nesse momento especial que a humanidade atravessa. Mantendo a tradição de acolhimento que a instituição de ensino cultiva, Tatiana, de uma forma leve e descontraída, deu dicas de como trabalhar o lado espiritual durante o distanciamento social. “Esse período requer um olhar mais profundo para o nosso estilo de vida. Alinhada à proposta da campanha da fraternidade deste ano está a prática de todas as ecologias. No aspecto ambiental, estamos vendo a natureza se recompor, se equilibrar. Isso nos inspira à prática da ecologia mental, cuidando para não nos deixarmos contaminar pelo desespero que essa realidade induz, atentos à quantidade de notícias que consumimos, que podem trazer medo e ansiedade e da ecologia social, auxiliando os diferentes grupos de pessoas, especialmente as com mais dificuldades”, explicou ela. 

 

Como toda moeda tem dois lados, esse isolamento involuntário pode ser também um momento para realizações. Pode ser a oportunidade, por exemplo, de incluir na rotina coisas que sempre quisemos fazer e eram adiadas por falta de tempo. Está mais fácil estar junto em família, aproveitar essa união para fortalecer ainda mais os laços fazendo atividades juntos. Práticas de autoconhecimento são muito bem- vindas, acalmam e ajudam a ampliar a consciência, o que se reflete até na qualidade do sono. A gratidão deve se manifestar nas pequenas coisas, como os momentos de refeição. Estar presente no agora é essencial, colocar a atenção em todas as coisas, gestos, atitudes e pensamentos nos ajuda a lidar melhor com os imprevistos e a evitar decepções.

 

Tatiana listou também uma série de maneiras não tradicionais de promover a saúde espiritual.

 

Expressão artística - pinte, colora, borde, faça trabalhos manuais e artísticos.

 

Música - toque algum instrumento, cante ou apenas coloque um música boa para ouvir.

 

Escrita - escreva não como obrigação, mas como uma forma de expressar seus sentimentos. Não se preocupe com as regras ortográficas, mas em exercitar seus sentimentos e impressões.

Depois, reler o que escreveu te ajudará a se conhecer melhor. 

 

Movimento - o corpo não foi feito para ficar parado, mexa-se. Os professores de Educação Física do INSP estão trabalhando para ajudá-los a manter o corpo em movimento. Comece aos poucos.

 

Quietude - não faça nada! Estamos o tempo todo em contato com muitos estímulos como tv, internet, celular, que interferem na qualidade de vida e do sono. A introspecção e o silêncio são importantes para a gente se escutar, e quando a gente não se escuta o corpo começa a gritar. Faça técnicas de meditação, respiração e tenha momentos de contemplação para se ouvir, orar, agradecer e avaliar o dia.

 

Tatiana lembrou que a CIANSP criou o Comitê Humanitário de Espiritualidade para auxiliar as famílias, aconselhar e ajudar na orações, a fim de que todos mantenham a saúde mental e espiritual, já que neste cenário estamos um tanto vulneráveis. 

 

A live foi prestigiada por alunos, ex-alunos, familiares, professores, coordenadores e outros membros da família INSP e deixou em todos os participantes um gostinho de quero mais.

 

Please reload

MEUS POSTS DESTACADOS

Evoluiu! Estudantes rumo ao Ensino Médio!

23.12.2019

1/10
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

ESCREVA PARA NÓS

Rua Fernando Osório, 24 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22230-040

Tel.: (21) 2552-3398 / 2552-3348