INSPVest Flamengo inicia mais um projeto adaptado ao modelo de aulas não presenciais

26.05.2020

 

O Bate-papo Profissional é uma versão online da tradicional Feira das Profissões, por meio da qual o INSP auxilia os estudantes, especialmente do Ensino Médio, quanto às escolhas das carreiras, aumentando o campo de conhecimento em relação às profissões e seus respectivos níveis de atuação. No primeiro encontro, o cientista social com especialização em Arqueologia e mestrado em História da Paisagem, Fábio Origuela de Lira, falou sobre o trabalho de arqueólogo e os desafios da carreira no Brasil. 

 

O profissional começou explicando que a Arqueologia é o estudo do passado. “O arqueólogo estuda a história do ser humano a partir dos vestígios deixados pelos povos antigos. Diferente do historiador, que baseia seus estudos em documentos e relatos, ele tenta reconstituir a história com indícios do dia a dia da cultura humana, seja de 100 ou 20 mil anos atrás”, explicou Fábio. 

 

O arqueólogo pode atuar na esfera pública, privada e no terceiro setor. Secretarias municipais, estaduais, O IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - onde Fábio atuou como coordenador do inventário nacional no Amazonas - são exemplos de atuação pública. No setor privado, eles fornecem consultoria patrimonial para enquadrar obras e construções na legislação de preservação do patrimônio arqueológico e, no terceiro setor, está o trabalho em organizações não governamentais e sem fins lucrativos.  

 

Quanto às características do profissional, Fábio destacou que ser aberto, curioso e ter espírito aventureiro são as principais. “É preciso ir além do que se consegue enxergar com os olhos. A persistência também é essencial, porque as coisas vão dar errado muitas vezes. Depois de inúmeros fracassos, vem o sucesso, o segredo está em não desistir”, aconselhou.

 

Ao final do encontro, o profissional esclareceu várias dúvidas dos estudantes e, questionado sobre como crescer e se diferenciar na carreira, foi certeiro. “Sendo ético, lutando pelo correto com integridade e sendo muito persistente”, afirmou. 

 

O próximo encontro será na quarta-feira, dia 27/05, com o economista Rodolfo Nehme.

Please reload

MEUS POSTS DESTACADOS

Evoluiu! Estudantes rumo ao Ensino Médio!

23.12.2019

1/10
Please reload

MEUS POSTS RECENTES

Please reload

ESCREVA PARA NÓS

Rua Fernando Osório, 24 - Flamengo - Rio de Janeiro - RJ

CEP: 22230-040

Tel.: (21) 2552-3398 / 2552-3348